"Na vida, todos enfrentam desafios, e é a forma como lidamos com eles que molda quem somos." Tom Brady, atleta americano
Carta ao leitor
Bom dia, boa quarta-feira!
O assunto IA rola na sua empresa? No seu time? A gente preparou um conteúdo que mostra como o termo SEO pode estar com os dias contados. Ele deve dar espaço para o termo AIO (Artificial Intelligence Optimization).
Direto de Cannes, Grazi Sbardelotto, nossa parceira de conteúdo em coberturas especiais, traz uma mudança no perfil de um dos maiores eventos mundiais do mercado publicitário. Um spoiler: tem a ver com tecnologia.
Junior Borneli, CEO da StartSe, faz uma análise do que você pode aprender com Gates, Bezos e Jobs sobre grandes ideias.
E, por último, duas indicações de eventos que você não pode perder. Principalmente se você for do mercado de energia ou da saúde.
O novo SEO: entenda como funciona o AI Optimization na prática
Foto: Pexels
🖥️ Os modelos tradicionais de otimização estão com os dias contados? Se a última década foi dominada por SEO (Search Engine Optimization) — a prática de otimizar sites, produtos e conteúdos para aparecer nos primeiros resultados do Google — a próxima década será moldada por AIO (Artificial Intelligence Optimization), a otimização para assistentes inteligentes.
🤔 Como assim? É que o comportamento do consumidor está mudando: antes ele digitava no Google “melhor smartphone até R$ 3.000” ou “qual é o tênis mais confortável para corrida”; agora ele pergunta diretamente para ChatGPT, Perplexity, Grok ou Copilot, e espera uma resposta resumida, já filtrada, já selecionada.
💡Por que isso importa? Com o brasileiro cada vez mais adepto dos atalhos digitais, a confiança nas recomendações da IA cresce rápido. Ou seja, quem não estiver preparado, desaparece.
Cannes Lions 2025: um pouco da cobertura exclusiva da StartSe pra você
Foto: Grazielle Sbardelotto, parceira da StartSe que fez a cobertura do evento
🦁O Cannes Lions 2025, festival internacional de criatividade, que aconteceu de 16 a 20 de junho em Cannes, consolidou o Brasil como protagonista global na indústria criativa.
Pela primeira vez, o país foi homenageado como “Creative Country of the Year”, reconhecimento impulsionado por um recorde de vitórias.
Além disso, tivemos presença significativa no evento, com mais de 2 mil inscrições e brasileiros ocupando posições no júri e em painéis.
Esse destaque reflete uma criatividade enraizada na cultura brasileira e uma crescente influência internacional.
👉 Mudança no perfil: o evento, que é de criatividade, parece estar virando um evento de tecnologia. Empresas como Adobe, Braze e Salesforce marcaram forte presença, deixando claro que a criatividade do futuro passa também pela inovação tecnológica. Saiba um pouco mais sobre os painéis e palestrantes do evento aqui.
❓ Por que isso importa pra você? O evento escancarou a interseção entre criatividade, tecnologia, dados e impacto cultural como o novo núcleo da inovação em marketing. Para executivos e empresários, isso significa repensar suas estratégias de marca e comunicação: não basta mais ter uma boa ideia, é preciso integrar inteligência de dados, ferramentas de IA e narrativas culturalmente relevantes para construir valor de forma escalável.
Por que empresas brasileiras estão indo para o Paraguai?
Nos últimos anos, mais de 200 empresas trocaram o Brasil pelo Paraguai. Sob a Lei de Maquilla, um marco legal criado para atrair investimentos estrangeiros no Paraguai com o objetivo de produzir para exportação, empresas brasileiras conseguem produzir com cerca de 20 a 40% a menos de custo, em comparação ao Brasil. Mas será que não existem alternativas ou incentivos fiscais aqui no país para evitar de continuarmos “perdendo” essas empresas para o Paraguai? Algumas alternativas, especialmente na geração de energia elétrica, já estão sendo discutidas no Brasil. A energia, que sempre foi um custo fixo para as empresas, está prestes a se tornar uma nova fonte de investimentos e até renda. Entenda e se prepare para esse novo cenário para as inovações e oportunidades do setor. Participe do ENERGY REVOLUTION 2025, dia 19 de agosto, no Expo Norte, em São Paulo.
O que Gates, Bezos e Jobs podem te ensinar sobre grandes ideias
Por Junior Borneli, CEO da StartSe
Reprodução
Em um mercado dominado por urgência, valuations bilionários e decisões em velocidade máxima, é fácil acreditar que grandes ideias nascem do caos. Mas e se a verdadeira inovação estiver justamente no oposto disso? Em vez de mais estímulo, o que alguns dos maiores líderes do mundo buscam é espaço (e silêncio).
Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs desenvolveram hábitos que fogem completamente da lógica da correri (leia aqui). De retiros solitários a caminhadas sem destino, passando por cafés da manhã longos em família, esses rituais simples não são uma fuga — são parte da estratégia. É nesse ritmo desacelerado que eles encontram clareza para tomar decisões que moldam o futuro.
Por que isso importa pra você? Porque talvez, você não precise de mais uma planilha ou mais um pitch. Talvez só precise de um bom livro, uma caminhada, ou uma manhã sem pressa.
Antes de você ir embora... não deixe de marcar essas datas no seu calendário!
Aqui vai o que está prestes a acontecer e que você definitivamente não vai querer ficar de fora.
⚡Energy Revolution – 19 de agosto de 2025 A energia está deixando de ser só infraestrutura — e virando inteligência estratégica. Está pronto para um cenário em que quem domina a energia, dita o ritmo da transformação?
🧬 Health & Biotech Day – 20 de agosto de 2025 A medicina entrou no modo beta permanente. Algoritmos dão diagnósticos, IA cria terapias personalizadas. E o papel do humano nesse ecossistema cada vez mais automatizado? A resposta começa aqui.
Marque no calendário, ative os lembretes e prepare-se para se atualizar na velocidade da inovação.
A sua opinião é valiosa para nós. Diz aí: o que você achou da edição de hoje?
STARTSE | CONHECIMENTO DO AGORA
StartSe, Av. das Nações Unidas, 12901, CENU Torre Norte 9 Andar - Cidade Monções, São Paulo, SP 04578-910, Brasil