“O custo de estar errado é menor do que o custo de não fazer nada.” Seth Godin, escritor norte-americano
Conteúdo para ler, salvar e aplicar
Você que é leitor da newsletter Start Seu Dia sabe que a StartSe é uma escola internacional de negócios que se conecta com o que está fervilhando nos maiores centros de inovação do mundo.
Ler as notícias por aqui é a melhor forma de iniciar o dia, mas fica aqui um convite: mantenha-se por dentro de tudo que há de mais relevante no mundo seguindo no Instagram:
@startseoficial - aquilo que está em alta no mundo sobre tecnologia e inovação.
@startseuniversity - direto ao ponto, sem ruído: tudo que líderes precisam saber para se posicionar diante da transformação.
@startse.ai - o seu radar de IA: uma curadoria com o que é fundamental você aprender agora.
Siga a gente por lá!
IA ameaça a linha sucessória: jovens já perdem espaço no mercado
Um estudo do Stanford Digital Economy Lab mostra que trabalhadores de 22 a 25 anos em funções expostas à IA perderam 13% dos empregos desde 2022. Em programação, a queda chega a quase 20%.
Enquanto isso, profissionais mais experientes, nas mesmas funções, seguem estáveis ou crescendo.
Por que isso importa, mesmo que você não tenha entre 22 a 25 anos:
A IA está apagando a base da pirâmide. Sem jovens entrando, a escada de carreira perde degraus. Contar com um volume menor de profissionais em nível iniciante hoje significa ter menos profissionais de nível pleno amanhã.
Sobre isso: preparamos uma análise sobre o quanto esse assunto deveria estar na mesa de decisores, diretores e conselheiros. É um sinal de mercado relevante que merece espaço na sua empresa.
Fantastic 40: as empresas que devem liderar a próxima década — e as que vão desaparecer
Foto: IA
A notícia é essa: até 2030,o mapa das empresas mais poderosas não será o mesmo.
A gestora global Coatue Management divulgou recentemente o relatório Fantastic 40 Growth & Innovation Index, um estudo que busca identificar as companhias mais bem posicionadas para liderar o mercado até 2030.
A pesquisa avalia 150 empresas e, a partir de critérios como crescimento projetado, valor de mercado, inovação tecnológica e capacidade de execução em escala, seleciona as 40 que formariam o “pódio da inovação” para os próximos anos.
Quem lidera o ranking Entre as cinco primeiras posições estão companhias já conhecidas por sua relevância atual e projeção futura:
Microsoft – estimada em chegar a US$ 5,7 trilhões em valor de mercado até 2030
Nvidia – maior referência em chips e infraestrutura para IA
Bitcoin – listado como ativo global que deve ultrapassar US$ 5 trilhões de market cap
Amazon – com aposta em crescimento próximo a 100%
Meta – projetada para aumentar seu valor em até 150%
Note que gigantes como Apple e Alphabet (Google), não estão na lista. Ou seja, o mercado como conhecemos hoje, não será mais o mesmo em cinco anos.
Os varejistas que explodiram em 2025 têm um segredo: dados.
Antes, quem tinha o melhor ponto de vendas vendia mais. Hoje, quem domina o algoritmo é quem mais aparece para os clientes. Do feed do Instagram à busca no Google, são os algoritmos que decidem o que vende e o que não vende. E mais: de forma hiper personalizada.
Essa nova “vitrine” coloca os negócios certos na frente dos clientes certos em tempo real. É justamente por isso que tem varejistas vendendo muito enquanto outros continuam dependendo apenas de uma vitrine bem montada.
No Varejo Tech da StartSe, você vai descobrir como dados, IA e automação deixaram de ser tendência e se tornaram realidade no varejo. E descobrir o que iFood, Pinterest e TikTok já sabem e estão usando pra vender.
Na compra do seu ingresso, você ganha inteiramente grátis nossa análise Pós NRF 2026 e vai saber em primeira mão o que os maiores varejistas do mundo estão discutindo agora e que vai impactar o varejo mundial em 2026.
Eu sempre digo que o futuro de qualquer mercado já existe em algum lugar do mundo. A questão é que esse futuro normalmente está mal distribuído e poucos conseguem enxergá-lo a tempo de aproveitar os movimentos.
O Mercado Livre está comprando uma farmácia, você deve ter visto.
E isso não é qualquer coisa.
É uma preparação para entrar no mercado on-line de medicamentos, assim como fez a Amazon em 2018, num movimento que antecedeu a criação da Amazon Pharmacy.
Lá nos EUA, a Amazon já faz entregas ultrarrápidas de medicamentos para 45% da população americana e em breve será o principal canal digital do país para vender medicamentos e artigos de farmácia.
Então, o que vai acontecer com o Mercado Livre é o que a gente já viu no “futuro” da Amazon.
O Meli vai entrar forte na distribuição de medicamentos e fortalecer ainda mais seu ecossistema, atendendo o cliente de ponta a ponta.
Ingressos em reta final
Veja os próximos eventos da StartSe:
💳Payment Revolution 2025– 24 de setembro de 2025 A nova era dos pagamentos já começou. Vivemos a maior transformação desde o nascimento do dinheiro físico (e ainda são poucas as empresas preparadas). Cada meio de pagamento que você ignora é um cliente a menos finalizando a compra. No digital, quem não domina o ecossistema financeiro, perde receita para a concorrência. Não fique de fora dessa revolução.
🛒 VarejoTech 2025 – 25 de setembro de 2025 O varejo entrou em modo algoritmo. Preço, estoque, jornada e experiência agora são definidos por IA, dados e automação. O consumidor já está operando nesse novo mundo – e ele espera que você também esteja. Quem atualizou os bastidores está dobrando sua margem. E quem não se adaptou, está ficando para trás. De qual lado você quer ficar?
Marque na agenda, ative os lembretes e prepare-se para se atualizar na velocidade da inovação.
A sua opinião é valiosa para nós. Diz aí: o que você achou da edição de hoje?
STARTSE | CONHECIMENTO DO AGORA
StartSe, Av. das Nações Unidas, 12901, CENU Torre Norte 9 Andar - Cidade Monções, São Paulo, SP 04578-910, Brasil