Sou Camila Petry, jornalista da StartSe, e desde que comecei a me aventurar no mundo da IA, muitas luzes se acenderam por aqui. Agora, a proposta é que a gente use este espaço para aprender, experimentar e descobrir novas formas de aproveitar a IA.
Vamos nessa?
• • •
O Vale do Silício está criando uma dobra de IA no mundo?
🤯 O Vale do Silício está tomado por Inteligência Artificial. Além do desespero das big techs para ver quem se destaca, a outra evidência está no volume de dinheiro nas rodadas iniciais de startups de IA.
“Quando o mundo aponta para um lado, pessoas geniais vêm, pessoas que já fizeram duas, três startups, estão no terceiro round de sucesso, já viraram saídas, o capital aponta, as grandes companhias apontam, esse negócio pode gerar um excesso, mas sem dúvida ele força uma dobra no mundo.”
Cristiano Kruel, CIO da StartSe, está no Vale e pontua que vai ser interessante observar a quantidade de movimentos, pessoas e dinheiro investido e a força que isso terá para gerar uma dobra no mundo com IA.
Sam Altman investe em empresa de IA de adolescentes; conheça a InducedAI
Agora Sam Altman, CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT, investiu emuma startup chamada InducedAI, que promete mais facilidade. A dupla de fundadores, de 18 e 19 anos, diz que será possível criar workflows apenas com linguagem natural (prompting) direto do seu navegador.
Seria o uso de IA para uma nova geração que alguns já chamam de RPA 3.0 (Robotic Process Automation).
😅 Do lado da OpenAI, um dos grandes desafios ainda é o seu modelo de negócio. E talvez por isto a empresa tem um fundo $175 milhões para investir em startups que se conectem a sua tecnologia.
O ChatSpot é uma ferramenta de IA de conversação do Hubspot, concebida para ajudar nos objetivos de vendas e marketing da empresa. Possibilitado pelo banco de dados da OpenAI, ChatGPT e Dall-E, o ChatSpot pode ajudar a prospectar empresas, gerar conteúdo e analisar o SEO de sites.
A Alphabet e a Microsoft introduziram novas iniciativas de IA para auxiliar as organizações do setor de saúde a melhorar o uso de dados e o acesso à informação.
🏥Ferramentas do Google, da Alphabet, focam em permitir que médicos e outros provedores acessassem dados de pacientes com mais facilidade. Já o plano da Microsoft dará às organizações de saúde a capacidade de coletar grandes quantidades de informações de médicos e hospitais.
Por quê? As novas capacidades de pesquisa com IA generativa são uma resposta à crescente carga administrativa sobre os profissionais de saúde, conforme destacado num estudo de 2016 financiado pela Associação Médica Americana. O estudo descobriu que os médicos gastavam duas horas extras em trabalho administrativo para cada hora gasta com os pacientes.
Inteligência Artificial é o agora. Participe da Imersão em IA para Negócios e aprenda as estratégias, ferramentas e soluções que vão impulsionar sua empresa e tornar você uma liderança IA de verdade. Confira!
• • •
Marco da semana
Se todas as pesquisas no Google usassem IA generativa, semelhante ao ChatGPT ou Bard, o buscador consumiria tanta eletricidade anualmente quanto a Irlanda.
💡💡Por quê? Adicionar IA generativa à Pesquisa Google aumenta em 10 vezes o consumo de energia, de acordo com uma nova análise.
Qual o mindset por trás? O artigo publicado esta semana na revista Joule começa a traçar um quadro de qual pode ser o impacto ambiental da IA, à medida que ela começa a permear aparentemente todos os cantos da cultura pop e da vida profissional.
A IA generativa requer servidores poderosos, e a preocupação é que todo esse poder de computação aumente o consumo de energia e a pegada de carbono dos data centers.
• • •
Até breve!
StartSe - Conhecimento do AGORA
StartSe, Rua Cristiano Viana, 401, Cj. 803, São Paulo, SP 05411-000, Brasil